Muito mais que um logotipo inesquecível, uma boa estratégia de branding aumenta o valor de uma empresa, facilita a aquisição de novos clientes e se torna um grande diferencial competitivo na escolha de um produto ou serviço.
O que é, exatamente, branding? Bem, a resposta curta é: Tudo!
O branding é conjunto de atividades que se destinam exclusivamente à gestão de uma marca, atuando desde a sua concepção e até seu desenvolvimento. Representa a soma da percepção das pessoas sobre o seu serviço, sua reputação ou posicionamento no mercado. Quando todas essas partes do negócio estão funcionando bem, a marca tende a ser saudável. Por outro lado, todos nós provavelmente conhecemos uma empresa que oferece excelentes produtos ou serviços, mas tem uma marca manchada devido ao mau atendimento ao cliente, por exemplo.
Vamos refletir sobre alguns benefícios de ter uma marca bem construída.
1. Branding melhora o reconhecimento de marca e a visão empresa
Um dos principais elementos na hora de construir a imagem da sua empresa é o seu logotipo. Pense em como reconhecemos instantaneamente os arcos amarelos do McDonalds. Um logotipo identifica uma empresa ou produto através do uso de uma marca, bandeira, símbolo ou assinatura. Um logotipo não vende a empresa sozinho, mas é o primeiro passo para construir uma identidade visual sólida e forte no mercado.
2. Branding cria confiança
Uma aparência profissional cria credibilidade e confiança. As pessoas são mais propensas a comprar de uma empresa que parece legítima. A confiança é o componente mais crítico na construção e manutenção de uma marca forte, emocional e persistente. No entanto, em um mundo de táticas de marketing orientadas por promoção, muitos proprietários de marcas esquecem que a construção da confiança é a única coisa que mantém o relacionamento com o cliente, por isso a importância de ter uma boa estratégia de branding na hora de criar sua marca.
3. Marca cria valor financeiro
As empresas que comercializam publicamente em uma bolsa de valores são avaliadas em muitas vezes os ativos reais da empresa. Grande parte desse valor é devido à marca da empresa. Uma marca forte geralmente garante negócios futuros. Quanto maior a devoção de uma empresa para construir seu valor de marca, melhor será o retorno financeiro de seus esforços.
4. Branding inspira a equipe
Muitos funcionários precisam mais do que apenas trabalhar, precisam de algo para se inspirar. Quando os funcionários entendem sua missão e razão de ser, eles são mais propensos a sentir orgulho do que fazem e trabalhar na mesma direção para alcançar os objetivos que você definiu. Ter uma identidade visual forte é como transformar o logotipo da empresa em uma camisa pronta para ser vestida pela sua equipe.
5. Branding gera novos clientes
O Branding permite que sua empresa aumente suas vendas através do “boca a boca”. Será possível para você contar a um amigo sobre os novos sapatos que você ama, se você não se lembrasse da marca dele? Pense nisso.
As empresas mais lucrativas, pequenas e grandes, têm uma única coisa em comum. Eles estabeleceram-se seu lugar ao sol construindo uma marca forte.
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