top of page

Redes Sociais: em qual delas minha empresa deve investir?



Com o auxílio de estratégias do Marketing Digital as empresas estão otimizando seus recursos e criando ações com ótimos resultados. Nesse sentido, as redes sociais para empresas se tornaram ferramentas fundamentais, permitindo alcançar um enorme público, atrair novos consumidores e criar autoridade para a marca.


Qual a importância das redes sociais para empresas?

Segundo a MarketingSherpa, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos segue marcas nas redes sociais, mas todas as faixas etárias apresentam percentagens acima dos 70%. Ainda que a pesquisa tenha sido feita no mercado americano, a tendência não é tão diferente no Brasil. O país é responsável por 10% do tempo gasto nas mídias em todo o mundo, ficando em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com a ComScore.


Hoje em dia, com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à internet e as mudanças na jornada do consumidor, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público-alvo nos primeiros momentos, por meio de conteúdo de qualidade, informação e interatividade, sem excesso de anúncios.


Aliás, propagandas são consideradas disruptivas e há pessoas que instalam softwares específicos para bloquear anúncios. As redes sociais são um caminho para estar presente onde o público-alvo está e contornar a situação.


É importante dizer que essa iniciativa não anula outras estratégias, como o envio de e-mail marketing e comerciais na TV. A integração entre mídias vem ganhando mais força e é uma ótima maneira de engajar a audiência em múltiplos canais.


Quais são as vantagens da presença de empresas nas redes sociais?

A importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias. Veja como elas podem ser integradas:


Tráfego para o site

Os sites são uma das principais ferramentas de vendas das empresas, reunindo várias informações institucionais sobre o negócio, porém, para que ele dê resultado e gere bons negócios, é preciso que exista tráfego e interesse dos usuários da rede. As mídias sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa e contribuir nas estratégias de conteúdo em um funil de marketing. Você pode inserir links em seus posts e perfis, e posteriormente gerar leads.


Ao utilizar o compartilhamento de publicações e informações de seu site nas redes sociais, você é capaz de atrair vários usuários, envolvendo mais pessoas com esse canal, gerando um tráfego que poderá ser convertido em mais vendas. Além disso, um maior tráfego gera relevância e potencializa o seu posicionamento orgânico nos buscadores como o Google. É um efeito cascata.


Mais oportunidades de impacto

As redes sociais nos trazem diversas oportunidades de apresentar uma marca, produto ou serviço para o cliente. Cada uma das mídias sociais de hoje são focadas em determinados formatos e a escolha da melhor opção está ligada ao seu público-alvo.


São várias opções com vídeo, posts escritos, imagens, cliques rápidos e várias outras formas de impactar e chamar a atenção de sua audiência para a sua marca e o que ela pode fazer pelos clientes. Cada post é uma oportunidade de interação com o público.


Construção de autoridade

Publicar conteúdo de qualidade nas redes sociais é uma maneira muito eficiente de se posicionar como autoridade, o que pode ser feito por meio de vídeo aulas no YouTube, artigos no blog ou dicas no Stories do Instagram, por exemplo. O importante é mostrar que a sua empresa entende do assunto.


O relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes e interagir nas redes sociais é muito fácil. Aproveite o ambiente descontraído para publicar conteúdos interessantes às personas, responder seus comentários e, até mesmo, prestar atendimento. Além de estar presente no dia a dia do consumidor, você poderá entender necessidades, hábitos e opiniões.


O aumento da autoridade nas redes sociais fará com que a sua marca seja sempre lembrada quando os clientes se encontrarem em uma situação na qual sua empresa pode ajudar.


Divulgação

As mídias são uma ótima maneira de divulgar seus conteúdos. O Twitter, por exemplo, é uma das melhores redes sociais para empresas compartilharem artigos e materiais, devido a sua praticidade e aceitação de links.


Em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, é possível segmentar anúncios de uma maneira fantástica, levando em consideração a idade, gênero, localização e até os interesses das personas. Em geral, o valor é baixo e os resultados costumam ser bons.


A divulgação de sua marca nas redes sociais é mais simples e barata de se fazer do que com as mídias tradicionais, gerando muito mais alcance e podendo ser direcionada apenas para um público específico que traga mais retorno para a empresa.


Mensuração

Uma grande vantagem das estratégias em redes sociais é o poder de mensuração de campanhas e análise de retorno sobre o investimento (ROI). Os aplicativos e sites têm seus próprios painéis de análise. O Google Analytics pode oferecer uma ajuda adicional na geração de insights sobre a origem da audiência, quantidade de leads e conversões.

Com tal controle, você pode identificar aquilo que realmente funciona e quais campanhas não geram o retorno esperado, redirecionando os seus esforços e recursos conforme entende como o seu público pensa ou espera de sua marca.

Engajamento com os clientes


Uma das premissas das redes sociais é gerar um relacionamento direto com os clientes que não seria possível de outras maneiras. Quando empresas criam perfis de social midia, elas precisam não apenas realizar publicações aleatórias, mas realmente se relacionar com os clientes por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos.

Esse processo gera engajamento, que é o relacionamento direto entre a página da empresa e seus clientes, que participam de discussões e interagem com suas publicações. O engajamento leva ao aumento da audiência e um maior interesse em sua empresa, marca, produtos e serviços.


Quanto maior o engajamento em suas publicações, maior o alcance que elas tomam dentro das redes sociais, chegando a mais pessoas e gerando mais negócios e autoridade, tornando a sua marca relevante.


Satisfação do cliente

Outro grande ponto forte de se manter ativo nas redes sociais é a garantia da satisfação do cliente, que vem, novamente, por meio de um relacionamento direto. Os usuários utilizam as mídias sociais não apenas para relatar coisas boas, mas frustrações também. As pessoas não buscam apenas um modo de realizar compras, elas querem se sentir bem atendidas e terem uma boa experiência com as marcas que se relacionam.


Nas redes sociais, é possível identificar, por meio de comentários, experiências ruins e trabalhar para reverter essa má impressão do consumidor. Assim, tornando um fato negativo em positivo, já que o cliente satisfeito se torna um evangelista da marca. Esse bom atendimento e atenção nas redes sociais está diretamente ligado com o aumento da satisfação dos clientes.


Prospecção de novos consumidores

A internet é hoje um dos principais canais para atrair e conquistar novos clientes. As pessoas acessam ela para pesquisar produtos e serviços, comparar preços e definir os melhores lugares para a compra. Diante de toda essa audiência é preciso desenvolver estratégias para se destacar.


Afinal, não basta oferecer as melhores condições para compra (isso já é feito por qualquer empresa). É necessário atrair os consumidores por meio de conteúdo de qualidade e que possa acrescentar alguma coisa na vida das pessoas. Para isso, as redes sociais e os blogs são excelentes alternativas.


Otimização das estratégias de SEO

Até pouco tempo atrás, ter um um perfil forte nas redes sociais não tinha um impacto direto sobre a posição nos mecanismos de busca da internet, porém, isso tem mudado conforme a importância da social media aumenta. O Google considera a linkagem dos perfis das redes sociais em seus algoritmos de busca, ranqueando melhor as empresas que têm um forte engajamento com o compartilhamento de posts e menções.


No entanto, para o Google, o número de seguidores, propriamente dito, ainda não influencia no posicionamento das buscas. Já para o Bing, segunda ferramenta de busca mais utilizada no mundo, que trabalha com regras diferentes do Google, não apenas os links e compartilhamento é considerado, mas também a autoridade do perfil, o que quer dizer que o número de seguidores pode interferir no posicionamento de sua marca em uma busca.


Fidelização de clientes

As redes sociais são um canal de comunicação fundamental quando o assunto é a fidelização dos clientes. Afinal, permite um contato direto entre a sua marca e os consumidores, que podem se utilizar de comentários, chats e marcações para expressar as suas opiniões, tirarem dúvidas e solicitar um atendimento.


Esse contato rápido e simples leva a um relacionamento, estreitando os laços entre o seu cliente e a sua marca, e gerando a confiança necessária para a fidelização, já que o consumidor passa a pensar na empresa como um amigo que sempre pode ajudá-lo. Além disso, como as redes sociais se tratam de um ambiente muito mais descontraído, é possível conversar de forma mais direta, utilizar de humor e várias outras estratégias que auxiliam na fidelização dos consumidores.


Conhecer o público-alvo

Para trabalhar o marketing da melhor maneira e desenvolver estratégias que realmente possam trazer retorno para a sua marca é preciso conhecer a fundo o seu público-alvo, suas demandas e desejos e o que ele espera de sua empresa. Por meio de uma análise de métricas disponibilizada pelas plataformas das redes sociais, é possível construir estratégias de marketing e vendas de alta performance, demonstrando os resultados de cada uma de suas ações.

Além disso, analisando a resposta a cada uma de suas postagens, é possível traçar um perfil básico do seu público e seu comportamento nas redes sociais, quais conteúdos atraem mais interesse, quais as opiniões acerca de suas ações e o posicionamento deles. Esses insights auxiliam a turbinar suas campanhas.


Reduzir os custos com marketing

A mídia tradicional foi, durante muito tempo, um dos principais focos do marketing, sendo que apenas grandes marcas conseguiam manter um orçamento adequado para ocupar os melhores espaços dentro desse formato.


Mesmo que a mídia tradicional ainda tenha a sua força, uma coisa é certa, ela é muito cara e nem sempre tem o retorno esperado. O marketing digital com o apoio de estratégias de redes sociais é muito mais barato e capaz de gerar um alcance muito maior com o mesmo orçamento.


Mesmo que ainda exista a necessidade de um investimento, tanto de recursos financeiros como de tempo, ele é muito menor que na mídia tradicional, sendo capaz de gerar resultados muito mais interessantes e rápidos.


Como utilizar redes sociais para empresas?

As redes sociais tornaram-se parte do nosso cotidiano. Uma pesquisa do Facebook demonstrou que 102 milhões de brasileiros se conectam pela plataforma todos os meses. Esse dado mostra o grande potencial dessas ferramentas.


Porém, para uma empresa, não basta criar uma página ou perfil e esperar a mágica acontecer. É preciso empenho e dedicação. As redes são dinâmicas e exigem acompanhamento.


Os consumidores usam o espaço para tirar dúvidas, avaliar depoimentos de clientes e para comparar marcas. Então, é necessário estar presente, interagir, ouvir e responder às solicitações.


No primeiro momento, contudo, uma dúvida surge entre os empreendedores: “em qual rede social devo estar presente”? Para responder a essa questão, a seguir vamos falar um pouco sobre cada uma. Acompanhe!


Como funciona o Facebook?

O Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos, dos quais, quase 100 milhões são brasileiros — que ocupam o terceiro lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos e a Índia.


Sua plataforma permite a divulgação de diferentes tipos de mídias — como textos, vídeos e fotos. Além disso, ele permite patrocinar campanhas, colocando anúncios e publicações em destaque, aumentando o alcance das ações. Muitas vezes ele acaba sendo a mídia mais importante na estratégia de marketing nas redes sociais de muitas organizações.


É uma ótima ferramenta para manter contato com clientes, atrair novos consumidores, identificar oportunidades e até mesmo fazer o atendimento ao público. Alie o seu marketing de conteúdo com o Facebook, divulgando materiais relevantes ao público! Embora o número de pessoas que tenham usado a rede social esteja cada vez menor, fazer marketing no Facebook ainda é uma ótima oportunidade!


As fanpages são mais indicadas para empresas, sendo possível incluir seu nome, site, endereço e horário de funcionamento, por exemplo. O empresário que sabe como fazer marketing no Facebook consegue utilizar a rede social de forma mais precisa e, assim, ganha mais visibilidade online para sua marca, interação com seu público, aumento no tráfego do site e vendas, entre outros benefícios.


Por que utilizar o Facebook

Outras redes sociais têm conquistado um grande espaço nos últimos tempos e o Facebook perdeu algum terreno durante esse movimento, porém, a rede criada por Zuckerberg ainda é a maior entre todas e domina o cenário mundial. O Facebook detém cerca de 77% dos acessos às redes sociais em todo o planeta. Esse apenas já seria um motivo suficientemente forte para criar a página de sua marca nele e começar a trabalhar a captação de seguidores.


Por meio da criação de uma fanpage, sua empresa poderá ter um contato direto com esses milhões de usuários, falando com eles por meio de posts e conteúdo que sejam do interesse deles, gerando engajamento e conquistando a sua simpatia, chamando a atenção dos clientes que navegam por essa rede.


O Facebook é um ótimo lugar de discussão, onde os clientes expressam suas opiniões de forma livre e podem utilizar a página de sua empresa para repassar vários insights que poderão ser utilizados em suas próximas campanhas. Além disso, as opções de curtir, compartilhar ou comentar fazem com que as suas publicações apareçam no feed dos amigos dos usuários que realizaram essas ações, aumentando o alcance dos posts.


É uma ótima ferramenta de comunicação.

O atendimento ao cliente é outro ponto forte do Facebook, que é mais bem realizado na própria fanpage, onde o consumidor pode enviar dúvidas e receber respostas, algumas delas automáticas, configuradas pelo gestor. Aliás, quem responde com rapidez ganha um distintivo que destaca sua agilidade e o tempo médio de atendimento ao cliente.


Como fazer marketing no Facebook

Para tirar melhor proveito das funcionalidades da rede social, o gestor precisa seguir algumas boas práticas, como você pode conferir com as dicas a seguir:


Planejamento

O primeiro passo para fazer marketing no Facebook é definir as metas, os objetivos e um cronograma de ações. O empresário precisa saber o que será feito, quando, por quem, para quem, quanto custará e quais são as métricas e indicadores de desempenho.

Use o Audience Insights para conhecer o perfil e as preferências do público-alvo e segmentar as campanhas de marketing na rede social.

Isso se faz necessário para que exista um norte para as ações, uma orientação sobre como realizar as postagens, o que abordar e como criar cada uma delas, para evitar as que não sigam um padrão adequado ou não estejam de acordo com a identidade de sua marca.


Conteúdo

É importante publicar conteúdo que não esteja somente relacionado à marca e a suas soluções. Uma agência de turismo, por exemplo, passa muito mais valor ao consumidor indicando destinos de viagem para conhecer, dando dicas sobre escolha de restaurantes e de como utilizar câmeras profissionais do que oferecendo pacotes de maneira aleatória.


Funcionalidades

O Facebook tem uma série de ferramentas interessantes que podem ser utilizadas para aumentar o engajamento da audiência com a sua página, entre elas, podemos citar:

grupos — podem ser vinculados à fanpage e passaram a ter mais relevância na rede social. É possível engajar a audiência por meio de discussões, webinários exclusivos e estratégias de fidelização;

  • messenger marketing — envio de mensagens diretas aos clientes por meio do Facebook Messenger;

  • comment guard — ferramenta que possibilita a automatização do envio de uma mensagem privada a todos os usuários que comentarem em suas postagens, gerando engajamento;

  • chat blaster — envio de mensagens em massa para os clientes que seguem sua página;

  • convites — envio de convites para engajamento, como curtir uma página ou confirmar presença em um evento.

Existem várias outras ferramentas para anunciar no Facebook que permitem criar e turbinar suas campanhas de marketing, gerando mais engajamento em sua página.


Como funciona o Instagram?

O número de usuários do Instagram é algo impressionante! Segundo um artigo do jornal A Folha de São Paulo, são mais de 800 milhões de pessoas conectadas no mundo. Só no Brasil, o Instagram tem 50 milhões, levando o país a ocupar o segundo lugar no planeta com o maior número de usuários ativos.


O motivo para esse sucesso é o apelo visual dessa rede social. Visto que, as inúmeras postagens de fotografias e vídeos em alta resolução exibem bastidores que antes eram apenas descritos em artigos de blog.


Para ter sucesso, é preciso investir em equipamentos de alta qualidade. A dinâmica do Instagram é alta. Portanto, é preciso postar com frequência e criar materiais que chamem a atenção do público.


Quando não há palavras para expressar algo, uma imagem representa perfeitamente o que queremos dizer. É por isso que muitas empresas estão investindo em marketing no Instagram. Afinal, nunca houve um modo tão eficiente de mostrar para o mundo a “cara” da instituição como por meio dessa rede social.


Segundo a revista Você S/A, os clientes apaixonados, engajados e divulgadores são formados principalmente pelo Instagram, que por meio das fotos, vídeos e stories mexem com as emoções e envolve os usuários.


Por que utilizar o Instagram

Existem vários motivos para se utilizar o Instagram para turbinar suas campanhas de marketing, sendo que essa é uma das redes sociais que mais crescem no mundo. Vamos listar alguns pontos interessantes.

Vitrine


Por ser uma rede social extremamente visual, baseada em fotografias e agora também em vídeos curtos, o Instagram pode funcionar como uma vitrine virtual, na qual você pode exibir seus produtos e serviços de forma simples e eficaz.


Um perfil bem diversificado, com informações comerciais e imagens que deixem claro quais são os seus produtos e serviços, e todas as suas particularidades, pode atrair a atenção de muitas pessoas e levar ao crescimento da sua marca na web. A primeira impressão é muito importante.


Vendas

Vender diretamente pelo Instagram é algo cada vez mais comum, sendo que já temos vários exemplos de marcas que preferem manter, em vez de um site, apenas uma página comercial dentro da rede social e realizar todas as suas atividades de venda dentro dessa plataforma.

É claro que o Instagram também é muito bom para gerar tráfego para o seu site, trazendo mais oportunidades de negócio. Por meio do Instagram Shopping, é possível criar uma loja dentro da plataforma, mostrando não apenas posts de produtos, mas seus valores e as formas de pagamento existentes. Caso já tenha uma página no Facebook, pode-se exportar o catálogo de produtos criados para o Instagram.


Clientes são seguidores

Conforme a sua página conquista seguidores, a sua marca também conquista clientes, uma vez que eles podem estar ao seu alcance para a realização de ações de marketing direcionadas. A conversão é muito maior entre seguidores, já que todos aqueles que seguem a sua marca já têm um interesse anterior em seus produtos e serviços.


Conforme a base de seguidores aumenta, e com ela o engajamento, sua empresa tem mais facilidade de atrair e conquistar mais e mais seguidores, aumentando as possibilidades de negócio dentro da rede social.


Parceiros

Por fim, é uma prática muito comum o uso de parcerias com influencers, pessoas que têm grandes bases de seguidores no Instagram e que podem falar muito bem de sua marca em suas publicações. Dessa forma, você pode ter acesso rápido a uma infinidade de pessoas.


Essa é uma forma simples e eficaz de se ganhar visibilidade no Instagram de forma rápida, chamando a atenção da rede social e de seus usuários para a sua marca, seus produtos e serviços. Uma estratégia simples pode começar com influenciadores regionais e buscar novas parcerias conforme o negócio cresce. Existem influencers nos mais variados grupos de interesse e segmentos dentro do Instagram.


Como fazer marketing com o Instagram

O marketing nas redes sociais depende da utilização de boas estratégias e no Instagram não é diferente. Vejamos algumas boas práticas para usar nessa rede social.


Planejamento

Antes de tudo, planeje-se. Saiba quem é seu público para poder definir quais tipos de conteúdo produzir. Não deixe para tirar as fotos ou pensar na legenda na hora que for postar seu conteúdo, separe um tempo para definir o que você tem a dizer, então, organize-se. O Instagram para negócios é um recurso que auxilia no desempenho de uma campanha de divulgação, pois oferece métricas que ajudam a entender a eficiência das estratégias de marketing.

Contudo, não adianta usar essa ferramenta sem antes descobrir o perfil do seu público-alvo e a identidade da sua empresa. Como assim? É claro que não haverá bons resultados no Instagram se os seus clientes usam mais o Facebook, concorda? Por isso, é importante fazer uma pesquisa sobre quais tipos de canais de interação os seus consumidores mais gostam.

Igualmente essencial é conhecer a personalidade do seu negócio. Por exemplo, uma empresa do ramo imobiliário teria uma boa oportunidade de mostrar os seus novos empreendimentos em publicações no Instagram. O mesmo não aconteceria com uma organização que desenvolve software de automação. Visto que o importante, nesse caso, não é o atrativo visual do produto, mas as suas especificações técnicas. Entretanto, mesmo a empresa de software pode fazer uso do Instagram.

Por exemplo, se o objetivo dela é atrair profissionais da área de tecnologia da informação para o seu time interno, as postagens de vídeos e imagens dos bastidores da empresa servirão para esse objetivo.


Conteúdo

Produzir um bom conteúdo é vital para qualquer estratégia de marketing em mídias sociais. É o que os faz engajar com sua marca e que os estimula a voltar cada vez mais ao seu perfil. Em outras redes sociais isso pode significar compartilhar links, publicar artigos interessantes e iniciar conversas.

Entretanto, o Instagram é diferente: tudo começa e termina com imagens. Toda a rede foi criada para permitir que as pessoas compartilhem suas fotos. Isso é especialmente comprovado se sua empresa vende produtos online. De acordo com um estudo, 93% das decisões no processo de compra são baseadas na aparência visual.

Se você está apenas começando, aqui estão alguns tipos de conteúdo que funcionam bem para o marketing digital no Instagram:

compartilhar conteúdo gerado pelos usuários;

por trás dos bastidores;

projetos DIY e soluções criativas para problemas (usando seus produtos);

conteúdo produzido por influenciadores;

imagens motivacionais e citações.


Promoção

A promoção dentro do Instagram é feita por meio dos anúncios patrocinados, postagens pagas que aparecem no feed de notícia ou stories dos usuários, em formato de imagem ou vídeo, fazendo a propaganda de uma marca, produto ou serviço.

O algorítimo do Instagram realiza um papel de filtragem, buscando mostrar aos seus usuários aquilo que é relevante conforme as páginas e outros usuários que eles seguem e as interações realizadas. Dentro desse contexto, os anúncios patrocinados são um grande trunfo, pois permite entender o público e apresentar as postagens apenas aos que têm interesse.


Funcionalidades

Independentemente do propósito, a organização tem em mãos algumas funcionalidades para promover a sua marca. Uma delas são as hashtags que direcionam as pessoas que pesquisam por assuntos relacionados aos produtos e serviços oferecidos por uma empresa.


Outra tática muito eficiente é contar uma história. É possível criar postagens que unam uma imagem com a outra, formando uma série com enredo. Talvez um teaser, um complemento comercial ou ações offline farão seus clientes aguardarem com expectativa a próxima história.


Além disso, imagens com mensagens curtas de texto têm um alto poder de compartilhamento. Talvez, em uma manhã de segunda, uma publicação da sua equipe interna tomando café e convidando os clientes a compartilharem uma imagem do seu desjejum será um sucesso de visualizações e interações.

Caso sua empresa tenha várias filiais, o recurso de geolocalização ajudará na divulgação dos escritórios. Se em um deles estiver acontecendo um evento, por exemplo, a geolocalização mostrará o endereço do local e poderá acrescentar uma breve descrição do encontro.


Uma das últimas ferramentas a bombar no Instagram é o IGTV, uma funcionalidade que permite subir vídeos longos, de 10 a 60 minutos, permitindo a criação de conteúdos mais complexos para a rede social que começou apenas com o compartilhamento de fotos.


Mensuração de resultados

Para analisar o sucesso de uma campanha de marketing no Instagram, é preciso realizar a mensuração de resultados, como qualquer outra campanha online. A questão aqui é que se torna necessário um monitoramento em relação às visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários. Algumas mensurações interessantes podem ser realizadas por meio do Instagram Analytics, porém, pode não ser o suficiente.

Por conta da falta da inserção de links diretamente nas publicações do Instagram, apenas nos anúncios patrocinados, é preciso investir em uma estratégia de Landing Pages enviadas via direct aos usuários. Isso vai fazer com que interajam com sua marca e garantir tráfego e um monitoramento adequado ao seu interesse.


Como funciona o LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo — ideal para buscar leads qualificados. Quando se trata de profissionalismo, o LinkedIn é um dos principais sites da atualidade e costuma ser bastante utilizando em casos de recrutamento.


Porém, há muito mais que a plataforma pode oferecer, como interação com decisores de grandes empresas e atualização do perfil do público-alvo. O objetivo do LinkedIn é estimular os contatos profissionais, facilitar a busca por candidatos, contatos e vagas de emprego.


Os perfis pessoas funcionam como uma espécie de currículo com um resumo, foto e informações diversas acerca do candidato, como experiências anteriores, cargo e habilidades.


A rede social também tem grupos para discussões sobre temas, geralmente relacionados à negócios e ajuda na construção de uma marca pessoal ao mesmo tempo em que fortalece sua empresa no mercado.


Por que utilizar o LinkedIn

Um dos grandes benefícios de usar o LinkedIn é poder buscar por empresas, profissionais, grupos e instituições de ensino e filtrar os resultados utilizando informações como cargos, localidade e setores. Para quem é assinante e tem uma conta premium, ainda há vantagens adicionais, como o envio de mensagens diretas.


Sabe quando você tenta vender uma solução para uma empresa por meio de prospecção ativa, mas não consegue contato com o proprietário ou outra pessoa com poder de decisão? No LinkedIn fica mais fácil transpor algumas barreiras de atendimento e iniciar uma conexão com um gestor.


Aliás, esse é outro grande benefício do marketing no LinkedIn: networking. Ainda que o seu objetivo não seja comercial, a rede social ajuda você a aprender com outros profissionais, compartilhar conteúdos, dicas de qualidade e se manter atualizado sobre as mudanças do mercado.


Como fazer marketing no LinkedIn

O marketing dentro do LinkedIn é um pouco diferente das outras redes sociais, sendo que boa parte das empresas que anunciam e interagem aqui vendem no modelo B2B, Business to Business. Vamos a algumas dicas fundamentais para atuar aqui.


Planejamento

O LinkedIn é uma rede profissional e, como tal, reúne muitos usuários qualificados, sendo que não é o local adequado para postagens descontraídas, e sim, para posts mais profissionais e direcionados. Claro que sempre há espaço para um pouco de descontração, o problema está na perda do foco. Por conta desse modelo mais direcionado, o planejamento das ações é ainda mais fundamental, uma vez que não há espaços para erros.


Além da conexão que você pode fazer com profissionais da área e possíveis futuros clientes, o LinkedIn também é uma ótima maneira para entender melhor o público-alvo. Isso facilitará a criação de campanhas de marketing digital nas redes sociais ou não, auxiliando no planejamento.


Você já conhece bem as suas personas? Então, fica mais fácil posicionar a sua empresa no mercado com a ajuda da internet. Primeiro entenda que o LinkedIn não é como as demais redes sociais, pois tem um caráter mais profissional. Dito isso, evite a publicação de memes e brincadeiras — a não ser que essa seja uma característica da sua marca.


Conteúdo

O LinkedIn é uma ótima plataforma para divulgação de conteúdo de qualidade, gerando valor ao público-alvo e posicionando o profissional como especialista em seu nicho de atuação. Para isso, podem ser publicados artigos, imagens, vídeos ou mesmo atualizações de status compartilhando informações interessantes, ideias, opiniões ou algo sobre o seu dia a dia na empresa.


A publicação de conteúdo em status de perfis pessoais ganha destaque devido ao algoritmo do LinkedIn e, portanto, deve ter prioridade. Quando você compartilhar informações que ajudem ou agradem sua audiência, deverá ganhar curtidas, compartilhamentos e comentários e, assim, solicitações de conexão e novos seguidores.


Outras maneiras de divulgar conteúdos no LinkedIn é por meio de anúncios segmentados, grupos de discussão e nas Company Pages, que são os perfis empresariais.


Promoção

Assim como acontece com o Facebook, o LinkedIn também conta com uma ferramenta de criação e gerenciamento de anúncios dentro de sua rede social, na qual a sua marca pode realizar diversos tipos de campanhas.


Para quem trabalha diretamente com B2B, esse é uma ferramenta poderosa, pois dá acesso direto a uma grande gama de outras empresas, potenciais clientes que também mantém perfis ativos na rede em busca de novos talentos ou para a realização de negócios. É necessário lembrar de que para utilizar os anúncios do LinkedIn é preciso ter uma Company Page, ou seja, uma página comercial, diferente do perfil comum dentro da rede social.


Funcionalidades

Existem algumas ferramentas muito interessantes dentro do LinkedIn para realizar a divulgação de sua marca e a captação de leads. Uma das principais é o Sponsored Content, um modelo de anúncio que permite ofertar publicações patrocinadas diretamente no feed dos usuários e garante o uso de links de direcionamento nas campanhas.


Outra ferramenta do LinkedIn é o Text Ads, um pequeno anúncio que não aparece no feed do usuário, mas se mantém fixo em um dos cantos da tela, ocupando um espaço que chama a atenção do cliente em potencial. Por fim, temos o Sponsored InMail, uma ferramenta que garante o envio direto de mensagens na caixa de entrada dos usuários da rede social, permitindo também a inserção de links de direcionamento.


Mensuração dos resultados

A plataforma do LinkedIn Ads é muito completa e intuitiva, permitindo que qualquer usuário que crie uma campanha possa acompanhar os seus resultados de forma simples, medindo o retorno de cada uma das ações. A ferramenta permite mensurar a qualidade dos leads que cada um de seus anúncios dentro do LinkedIn geraram e o ROI de cada campanha criada. Dessa forma, você pode melhorar ainda mais as suas ações e garantir um maior retorno de seus investimentos.


Como funciona o Twitter?

O Twitter funciona como uma espécie de microblog em que seus usuários podem publicar textos com até 280 caracteres, além de vídeos, imagens, gifs, links e enquetes. De acordo com o Statista, são aproximadamente, 336 milhões de usuários, ocupando a 11º posição no ranking entre as mais utilizadas.


No Brasil, apesar de um baixo crescimento de apenas 4,9% em 2018, o Twitter tem cerca de 10,1 milhões de pessoas ativas mensalmente, sendo o sexto país que mais utiliza a mídia no mundo.


A rede social é, atualmente, muito utilizada como segunda tela pelos seus usuários, ou seja, ao mesmo tempo em que consomem outros conteúdos, publicam suas opiniões. Isso é feito com o uso do aplicativo para smartphones. As funções básicas do Twitter são:

  • tweet: uma mensagem publicada, que pode conter até 280 caracteres;

  • reply: uma resposta pública a alguma publicação que foi feita, muitas vezes;

  • menção: envio de mensagem pública para algum perfil. Para isso, é preciso incluir um arroba (@) antes do nome da pessoa ou empresa que se quer marcar no tweet;

  • retweet: uma republicação de um conteúdo de outro perfil. Acontece ao clicar no botão próprio para a função ou ao realizar um comentário, nesse caso, incluindo o texto do usuário ao original;

  • curtir: uma reação a algum tweet, demonstrando o apreço ou concordância com a publicação.;

  • hashtag: qualquer palavra ou frase que contenha uma cerquilha (#) como primeiro símbolo, sem espaços. Serve para organizar conversas e gerar tópicos acerca de algum assunto.

No Twitter, não há solicitações de amizade. O mais comum é seguir pessoas e empresas e acompanhar suas publicações. Muitas empresas o utilizam também como serviço de atendimento ao cliente, tanto por meio de mensagens privadas, como por menções, geralmente usando perfis específicos.


Como fazer marketing no Twitter

Agora que você já entende como funciona, saiba como o Twitter pode contribuir para as suas estratégias de marketing nas redes sociais.


Planejamento

Poucas empresas utilizam o Twitter como única rede social, como acontece com as outras. Na grande maioria das vezes, ele funciona como um apoio. Por conta disso, é preciso planejar muito bem a sua utilização e aplicação dentro das estratégias de marketing.


É possível personalizar o perfil da empresa de modo a apoiar sua identidade visual e estratégias de branding. Tanto a descrição resumida na página quanto as imagens de capa e background ajudam a fortalecer a marca na internet. Além disso, pode-se incluir links para o site e dados de contato, a fim de gerar tráfego e oportunidades de negócios.


Conteúdo

O Twitter tem como principal característica o dinamismo em suas postagens, tendo uma quantidade reduzida de texto e também a inserção de pequenos vídeos ou imagens. Um bom conteúdo é fundamental para atrair os usuários.


Engajar com os seguidores é uma boa maneira de se fazer presente no dia a dia do consumidor. Participar de discussões acerca de temas caros ao público-alvo, especialmente aqueles que estão nos Trending Topics (lista de assuntos mais discutidos no momento), também é uma boa ideia, mas é bom evitar polêmicas.


Promoção

O Twitter Ads é uma alternativa para se ter resultados mais rápidos promovendo publicações, perfis e discussões. A estratégia pode ser utilizada com diversos objetivos, a exemplo de gerar tráfego para um blog, promover ofertas e aumentar o reconhecimento da marca.


A mídia é um excelente canal para divulgar artigos, por exemplo, atraindo novos seguidores e visitantes para o site da empresa. As hashtags com palavras-chave ajudam muito nesse sentido, bem como a inclusão de opções de compartilhamento em um blog.


Funcionalidades

As funcionalidades do Twitter para a promoção de campanhas de marketing são bem simples e eficazes, como todo o ambiente da plataforma.

É possível utilizar três ferramentas básicas:

  • tweets promovidos — aqui, os tweets são apresentados no feed de pessoas que não seus seguidores;

  • contas promovidas — nessa ferramenta, se faz uma divulgação de sua conta, como sugestão para o usuário seguir;

  • tendências promovidas — por fim, temos o impulsionamento de tendências, que visa aumentar o alcance de uma hashtag e promover interação e discussão.

Mensuração dos resultados

Por se tratar de modelos simples de publicidade, a plataforma do Twitter permite um controle bem intuitivo do alcance de cada uma de suas ações e os resultados obtidos dentro de sua estratégia de marketing.


Como funciona o Pinterest?

Em comparação com outras mídias sociais, poucas empresas parecem fazer marketing no Pinterest. A rede, no entanto, já conta com mais de 19 milhões de usuários por mês no Brasil e é uma oportunidade para empresas divulgarem seus produtos, serviços e valores, especialmente se investem na criação de imagens de qualidade.


O Pinterest é uma rede social que permite que os usuários categorizem imagens com base em seus interesses. É possível salvar fotos com links de sites na internet, de outros perfis ou publicar por conta própria. A mídia funciona como uma espécie de catálogo de ideias, porque serve de inspiração para muitas pessoas, em especial, as que trabalham em algum ramo criativo.


Basicamente, o Pinterest funciona como uma seção de imagens favoritas. A rede sugere conteúdos com base nos interesses do usuário, que também pode fazer buscas no site. Além de salvar as publicações, é possível comentar, clicar no link para ser direcionado à fonte, checar materiais semelhantes e compartilhar no WhatsApp, Facebook, Twitter, Messenger e por e-mail.


Por que utilizar o Pinterest

O Pinterest é muito procurado por pessoas que querem fazer algo novo, uma vez que é uma rede social visual e cheia de ideias. Esse pode ser o caminho para que a sua empresa se destaque de acordo com o seu produto ou serviço. Ao publicar ideias e inspirações, você e sua marca podem ser notados pelos usuários, estreitar um melhor relacionamento com eles e, é claro, fazer negócios.


Uma das redes sociais que mais trazem impacto na decisão de compra das pessoas é o Pinterest, já que quem está lá pensa em fazer alguma coisa. A própria presença já denota o interesse inicial.


Como fazer marketing no Pinterest

O Pinterest tem crescido bastante e também pode ser uma ótima oportunidade de aumentar a presença online de sua marca, veja como.


Planejamento

Se você quer fazer marketing no Pinterest, o mais indicado é criar um perfil profissional, o que é muito simples. Basta acessar o site e clicar em "Criar uma conta business". Em seguida, insira o e-mail corporativo e escolha uma senha. Após essas etapas, você deve escrever o nome da marca, escolher uma foto para o perfil (que provavelmente deverá ser o logo) e adicionar informações sobre a empresa, como uma breve descrição, site e localização.


Um perfil profissional oferece algumas variações exclusivas, como inserção de preços, e você também terá acesso à seção Analytics, por meio da qual poderá analisar melhor a performance da empresa, com base em informações valiosas, média de impressões, dados sobre a audiência e pins salvos.


Antes de começar a fazer marketing no Pinterest, certifique-se de esclarecer quais são seus objetivos. A rede pode ser excelente para fortalecer a sua marca, por exemplo, com a publicação de imagens que ajudem a divulgar os seus valores e a sua missão, por meio de um conteúdo e design de qualidade.


Note que a mídia é bastante utilizada por pessoas que se interessam por moda, decoração, culinária, beleza, artesanato e maquiagem, portanto, é uma boa oportunidade para empresas que atuam nesses segmentos de mercado.


Conteúdo

Já explicamos que muitos usuários utilizam a rede para ter ideias e inspirações em imagens (atitude que você também deveria ter), portanto, a primeira dica é prezar pela qualidade do design.


Você pode publicar fotos de produtos que a empresa vende, infográficos com dicas sobre como utilizar esses itens, fazer comparações com as soluções de outras marcas e sugestões de combinações de peças e presentes, por exemplo. Organize esses pins em pastas de acordo com cada categoria.


É importante também otimizar os conteúdos escritos, pois quando o consumidor buscar por produtos e assuntos de seu interesse, o ideal é que encontre a sua empresa entre os primeiros resultados e que se sinta atraído pelos títulos e descrições. Utilize palavras-chave que atraiam as personas e que também sejam bastante procuradas nos buscadores. Você pode usar ferramentas de palavras-chave como o SEMrush, Keywordtool ou o próprio Google para saber quais termos são esses.


Promoção

O Pinterest Ads é uma plataforma poderosa, permitindo que a sua empresa crie uma conta comercial e faça diversos modelos de anúncios dentro da rede social. Todas as possibilidades que existem nas principais redes sociais para a criação de campanhas como a segmentação de público, impulsionamento e outras, existe no Pinterest.


Funcionalidades

Como se trata de uma rede social visual, temos ferramentas diferenciadas nessa plataforma. Uma delas é o botão salvar para sites, uma solução que pode ser integrada em sua página e permite que os próprios usuários a alimentem, demonstrando suas experiências.


Outra iniciativa legal é a "shop the look", na qual é possível carregar uma foto e compor com os valores e links de venda de todas as peças que compõe o look do modelo. Os rich pins, são informações extras sobre as imagens, que podem enriquecer a experiência do usuário, sendo que ele poderá conhecer mais sobre a foto em questão caso tenha interesse.


Mensuração de resultados

O Pinterest Analytics é uma ferramenta da rede social para a mensuração de resultados e verificação do retorno das ações realizadas dentro da plataforma, dando um controle total ao usuário.


Como funciona o YouTube?

Muitos consumidores têm o hábito de pesquisar na internet. Para sanar dúvidas, eles leem artigos, ouvem podcasts e assistem a vídeos, um dos seus tipos de conteúdo preferidos, que deverá representar, até 2020, 80% do tráfego online. Nesse contexto, muitas empresas investem em ações de marketing no YouTube para otimizar seus resultados.


Além de ser a principal plataforma de vídeos do mundo, o YouTube fica atrás apenas do Google quando o assunto é pesquisa. Ele pode ser essencial às empresas, mas o sucesso da estratégia depende muito dos conteúdos publicados e como a companhia utiliza o canal.


Por que utilizar o YouTube

Você, provavelmente, já sabe que o YouTube deve ser utilizado principalmente para propor valor e que propagandas devem ser evitadas. No entanto, nada impede que, vez ou outra, a sua empresa publique vídeos sobre produtos e serviços. Aliás, muitos usuários buscam por palavras-chave nesse sentido e é importante aparecer nos resultados.


Isso pode ser feito em um vídeo específico, no qual você apresenta suas soluções ou em conjunto com um conteúdo educativo. É importante considerar também a qualidade de som e imagem, uma vez que os conteúdos influenciam na experiência do consumidor, em sua percepção de valor e na construção da representação da empresa.


Como fazer marketing no YouTube

Se você ainda não faz marketing no YouTube para a sua empresa, é hora de analisar se a plataforma pode contribuir para as suas estratégias digitais. Avalie a possibilidade de utilizar os conteúdos já produzidos para a criação de vídeos que possam atrair seu público-alvo.


Planejamento

Bem, a partir do momento que a empresa produz vídeos que auxiliam sua audiência e propõem valor de alguma maneira, ela já se aproxima do seu público-alvo. É importante notar que nem sempre o conteúdo deve ser comercial, afinal, o YouTube não é uma plataforma de vendas.


As propagandas em excesso devem ser evitadas e o conteúdo de qualidade valorizado. É importante saber quais assuntos interessam a sua audiência e, assim, produzir vídeos que forneçam respostas às suas dúvidas, além de dicas e novidades. Também, é interessante engajar com o público na seção de comentários, que muitas pessoas utilizam para fazer perguntas e opinar sobre o que assistiram.


Não se engane: não é por evitar divulgar em todo vídeo seus produtos e serviços que você estará se afastando de seus objetivos comerciais. O YouTube é uma plataforma excelente para aumentar o reconhecimento de uma marca, sua credibilidade perante o público-alvo e, se existem pessoas assistindo vídeos sobre algum assunto relacionado ao que você vende, elas provavelmente podem ser consideradas clientes em potencial.


Conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade, que ajude a audiência de alguma maneira, é essencial para uma boa estratégia de marketing no YouTube. Além de ganhar mais visibilidade ao aparecer como resultado para uma busca, a marca pode ter seus vídeos sugeridos pela própria rede, quando os usuários consumirem informação sobre determinado assunto de outros canais.


Outra possibilidade do YouTube são os anúncios, que permitem a segmentação de público com base em gênero, faixa etária e até mesmo canais e sites do interesse da persona, o que pode ser excelente para gerar leads e vendas.


Promoção

O YouTube é o terceiro site mais acessado do mundo e como consequência disso, temos uma ótima oportunidade para negócios. O YouTube Ads é uma plataforma bem disputada, sendo que as palavras-chaves mais buscadas podem ser bem caras. Por conta disso, entender o funcionamento de suas ferramentas e a maneira correta de divulgar sua marca é fundamental para que você não gaste todo o orçamento sem nenhum retorno.


Funcionalidades

Entre as principais funcionalidades do YouTube Ads podemos destacar três das mais eficazes para campanhas de marketing:

  • TrueView In-Stream — vídeos que são exibidos antes, permitindo que se pule o anúncio após 5 segundos;

  • TrueView Video Discovery — vídeos aparecem como miniaturas no topo das buscas ou como próximos a serem iniciados;

  • Bumper Ads — vídeos curtos que não podem ser pulados pelo usuário.


Mensuração de resultados

É comum que os usuários engajem com os vídeos publicados no YouTube por meio de comentários, curtidas (boas e ruins) e compartilhamento nas redes sociais. Analisar de que maneira o público reage é uma oportunidade de saber o que essas pessoas acham e como se sentem a respeito do que você diz. Assim, as empresas podem conhecer melhor as suas personas e criar estratégias mais acertadas.


A plataforma oferece relatórios com métricas de engajamento e informações a respeito da audiência, o que pode ajudar a entender quem é o público que segue o seu canal e como ele reage às suas publicações.


Rodolfo Benetti | Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica Marketing.

Comentários


bottom of page