Registrar um domínio próprio para o seu site, blog, portal ou loja virtual faz muita diferença na presença digital da sua empresa.
Investir em um projeto na web exige analisar alguns detalhes. Se for um blog pessoal você vai ter que pensar em formas eficientes de atrair leitores e monetizar esse blog. Se for um site para a sua empresa você terá que encontrar maneiras para divulgá-lo.
Caso o seu projeto seja uma loja online, contar com uma boa divulgação e protocolos de segurança são alguns requisitos básicos. Porém, para todos esses projetos há alguns pontos em comum.
A aquisição de uma boa hospedagem de site é um deles, assim como pensar e registrar um domínio próprio. Tanto um como outro conferem mais profissionalismo e eficiência para o seu trabalho na internet.
O domínio, por exemplo, é o nome exclusivo que possibilita que os usuários encontrem o seu site na internet facilmente. É uma tecnologia planejada para facilitar ao máximo o acesso das pessoas a vários sites.
Se não fosse a criação desse método para o acesso aos sites, seria necessário decorar extensas sequências de números.
Registrar um domínio próprio não é difícil
Efetuar o registro de um domínio não é difícil. Inicialmente é importante saber qual será ele. Nesse caso as dicas são optar por nomes curtos e simples, desprovidos de números e hífens.
Dessa maneira você tem condições de criar um domínio próprio de fácil memorização. Além disso, é válido também optar por uma extensão de domínio que seja compatível com o seu negócio.
Existem várias TLDs (que assim também são chamadas as extensões). Entres as mais comuns estão “.com” e a “.com.br”. Elas já fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa e são indicadas para sites empresariais e comerciais.
Há também alternativas a elas, tais como a “xyz”, a “.bizz”, a “.online” e mais uma série de outras opções. Na hora de escolher o seu domínio, é necessário ver qual vai soar mais agradável para a pronúncia, bem como se ela tem uma relação com os propósitos do seu empreendimento.
O registro de domínio pode ser feito facilmente por meio da sua empresa de hospedagem. A Hostinger, nesse caso, é um exemplo de empresa que oferece verificador de domínio.
Sem um domínio próprio o seu negócio perde várias vantagens. Entre os motivos que você tem para adquirir um domínio próprio, é válido citar:
1. Confiança
Um dos principais benefícios de poder contar com um domínio próprio é assegurar a confiabilidade do seu projeto, seja ele uma loja virtual, um site institucional ou um blog pessoal.
Para os clientes, um domínio exclusivo para o seu negócio reforça a sua preocupação em proporcionar segurança para quem acessa o seu site, especialmente em se tratando de e-commerce.
Hospedar o seu site em um subdomínio comum, como “wordpress.com” não tem o mesmo peso e exclusividade que um domínio próprio proporciona.
2. Personalização
Ter um domínio próprio permite, por exemplo, que você personalize os seus e-mails. Isso é uma vantagem para consolidar a sua marca na mente do cliente. Dessa maneira você pode criar o “contato@minhaempresa”, ou “vendas@minhaempresa”.
Essas são apenas algumas das opções que um domínio próprio possibilita para você divulgar ainda mais o seu negócio e promover o engajamento dos seus clientes.
Além disso, um e-mail personalizado confere mais credibilidade que um e-mail simples no “gmail”, “yahoo” ou outro serviço conhecido.
3. Você pode ter subdomínios
Está aí mais uma boa razão para você adquirir um domínio próprio. Os subdomínios podem resultar em um impacto positivo para o seu negócio. Alguns exemplos são “atendimento.minhaempresa.com.br”, “vendas.minhaempresa.com.br”.
Essas opções possibilitam que você administre com mais facilidade as interações com os clientes na sua página.
4. Otimização para páginas de resultado
Os sites de busca mais famosos, tais como o Google, o Bing e o Yahoo, conferem maior destaque para os sites que possuem domínio próprio, pois a URL amigável facilita a experiência do usuário.
Há também uma métrica que recebe o nome de Domain Authority. Ela tem como objetivo permitir avaliar a relevância de um site para o usuário. Sendo assim nessa avaliação são utilizados vários critérios que dão relevância ao domínio. Por essa razão vale a pena investir em um domínio próprio e melhorar o posicionamento do seu site nas páginas de resultado.
Além disso, graças a um domínio próprio você tem condições de se destacar entre os seus concorrentes, sendo visto pelo público como um diferencial.
Da mesma maneira que uma boa hospedagem de site traz benefícios para o seu projeto na web, poder contar com um domínio próprio é também bastante útil. Graças a isso, você ganha credibilidade e ainda melhora a sua presença digital.
Por esses motivos, vale a pena investir em um domínio próprio e tornar o seu projeto ainda mais profissional.
Comments